terça-feira, 30 de março de 2010

CET vira refrão de paródia na internet


Há duas semanas, Ximbica é sucesso na internet com paródia que canta uma das infrações de trânsito mais comuns em São Paulo.

O medo do motorista paulistano quando comete alguma infração no trânsito é justamente ser flagrado por algum agente da Companhia de Engenharia de Tráfego, a CET. Avistar um ‘marronzinho’ quando se está falando ao telefone – o que é considerado uma infração média segundo o Código Brasileiro de Trânsito – pode render uma multa de R$ 85,13 e mais quatro pontos na carteira de habilitação. Pois essa infração tão comum foi o mote de uma paródia que já é sucesso no YouTube. A música ‘Telephone’, de Lady Gaga, virou ‘Telefone’ na voz de Ximbica, famosa pelas versões bem humoradas. Em duas semanas, o vídeo já conta com mais de 190 mil visualizações.
A música da cantora americana ganhou no português um refrão chiclete: “Tô vendo a CET”, na paródia que conta a história de uma motorista que tenta não atender o telefone ao volante. Em outro trecho da música, Ximbica é ainda mais incisiva: “Liga mais tarde, eu tô dirigindo, meu amor. Cansei de ser multada, isso é um horror”, adverte.

Ximbica é a personagem da webdesigner Lia, que jura nunca ter sido multada falando ao telefone. “Assim como na música, eu não atendo o telefone quando estou dirigindo”, garante.

A artista ficou conhecida em 2009, quando fez uma versão para “Celebration”, da Madonna, que virou “Ximbication”. Com “Telefone”, que tem a participação especial da drag queen Nany People, Ximbica espera atingir os fãs de Lady Gaga, artista que vem conseguindo emplacar suas músicas nas paradas de sucesso de todo o mundo.

“Estou muito feliz com o retorno de ‘Telefone’. Já tinha vontade de fazer versão para alguma música da Lady Gaga, os fãs sempre pediam, já que ela está em evidência. As loucuras dela são maravilhosas”, diz Ximbica, confessando-se também fã da cantora. Em uma semana de exibição, ‘Telefone’ teve 150 mil acessos. Quando ‘Ximbication’ foi lançada, foram 15 mil em sete dias.

A idéia de criar a paródia veio do que Ximbica considera um vício atual. “Ainda que seja uma infração, é quase automático esse hábito de atender o telefone no trânsito. As pessoas não vivem sem celular. Saem do teatro, da aula e já ligam o aparelho para ver se alguém ligou”, comenta.

Próximos passos
Algumas baladas paulistanas já estão tocando o “hit” 'Telefone' de Ximbica. A artista acredita que o refrão em português vai emplacar rápido, já que é mais fácil de ser cantado. “Ainda não sei qual será a próxima diva pop que ganhará uma paródia de Ximbica. Daqui para frente, só os cosmos sabe”, brinca Lia.

Em 2009, falou-se mais ao telefone
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Transportes, em 2009 a cada mil multas, 457 eram por falar ao celular. Em 2008, esse número era 373 para cada mil infrações. Das 6.254.256 autuações registradas ao longo do ano passado, 437.798 (cerca de 7%) foram aplicadas a motoristas que não viram “o CET” e atenderam o telefone, desrespeitando a lei e comprometendo a segurança no trânsito. Procurada, a CET não quis comentar a paródia musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário