sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Lady Gaga pode ter copiado estilo de jovem que se suicidou


Uma reportagem exclusiva publicada pelo tabloide novaiorquino "New York Post" nesta quinta-feira traz o depoimento da mãe da jovem Lina Morgana, que cometeu suicídio em 2008, dizendo que ela foi parceira de Stefani Germanotta, antes dela se tornar Lady Gaga, e foi a criadora do estilo ousado da diva pop. Yana Morgana, mãe de Lina, quer que a estrela pague a "dívida" que tem com a jovem.

"Estou fazendo isso porque quero manter o espírito dela vivo. Lady Gaga está segurando a alma de Lina, e eu quero que sua alma fique livre", disse Morgana ao Post. A matéria diz que o produtor Rob Fusari apresentou as duas em 2007 em seu estúdio, na esperança que a parceria entre a compositora Germanotta e a cantora Morgana gerasse sucessos.

Na época, Lina era uma jovem cantora, filha de imigrantes russos, que vivia em Staten Island, bairro ao sul de Manhattan, em Nova Iorque, enquanto Stefani morava no badalado Upper West Side de Manhattan e tentava entrar no mundo da música. "Lina teve uma vida difícil pois nós emigramos da Rússia. As pessoas gozavam dela por ela ser diferente, e filha de mãe solteira", afirmou a mãe da jovem. Ela diz que Lady Gaga adotou os aspectos sombrios da personalidade de Lina.

"Tudo o que ela diz vem de Lina. Ela fala sobre ter tido uma vida trágica e sombria, mas ela sempre teve tudo que quis. Os pais dela eram ricos. Mas Lina teve sim uma vida difícil", explicou Morgana. A matéria diz que o produtor Fusari apresentou as duas porque queria que Stefani escrevesse músicas para o primeiro disco de Lina. As duas gravaram cerca de uma dúzia de faixas no estúdio de Fusari, que nunca foram lançadas comercialmente. Algumas das músicas, como Wunderland, podem ser encontradas no YouTube e no MySpace.

A mãe de Lina acredita que foi nesta época que o estilo de se vestir, as técnicas de performance e a produção de palco dramática de Lina influenciaram o que viria a se tornar Lady Gaga. Ela mostrou fotos de divulgação de Lina para provar esta teoria. Nas imagens, ela aparece com biquínis, lingeries, perucas e botas de cano alto, que segundo Morgana foram copiadas no visual de Lady Gaga. "Lina tinha esse estilo. Gaga tinha um estilo diferente. Ela mudou totalmente da noite pro dia", disse.

Quando a parceria com Germanotta tinha cerca de um ano, Lina Morgana se jogou do telhado de um hotel de Staten Island, em outubro de 2008. No mês seguinte, Germanotta lançou a persona Lady Gaga. Representantes da Gaga, de sua gravadora e o produtor Fusari se recusaram a comentar sobre as declarações de Morgana, que disse não querer processar a estrela pop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário