quinta-feira, 14 de abril de 2011

Entrevista de Lady GaGa para a Harper’s Bazaar


Confira abaixo a entrevista que Lady GaGa concedeu para a revista, “Harper’s Bazaar”, para a edição do mês de maio que contou com um novo e lindo photoshoot. A revista estará nas bancas dos Estados Unidos dia 26 de abril.

Ansiedade não é a palavra certa, estou sentado em uma pequena sala de estúdio de gravações em New Youk esperando Lady GaGa chegar e falar do seu álbum que vai ser lançado, “Born This Way”, estamos esperando cerca de uma hora.
Então, em um instante ela surge, a jovem de 25 anos, ex Stefani Joanne Angelina Germanotta, pequena em estatura, mas enorme em termos de simpatia.
Ela é escassamente vestida de meia calça preta e um sutiã preto com uma jaqueta com pregos, cortada, rasgada, estilo militar. Seus acessórios incluem luvas sem dedos, botas aladas cheia de postas por Hermès Birkin (o estilista). E sim, os chifres que ela estreou no Grammy e o que você vê nas fotos desta edição estão em plena exibição, saindo de suas bochechas e testa.

“GaGa!” ela anuncia, levantando a mão fazendo garras com suas unhas pretas. “É um prazer absoluto conhecê-los.” Ela gira ao redor do estudio, apontando em nossa direção.

Quando estamos abrigados neste dungeon do som, o primeiro tema de entrevista é o single “Born This Way”, que quando foi lançado em fevereiro, estabeleceu um novo recorde de velocidade em vendas no iTunes ficando em primeiro lugar em menos de três horas, e foi o 1000º hit numero 1 na Billboard Hot 100.

- “Ele quebrou todos os recordes!”
GaGa se empolga, balançando pra cima e para baixo, acrescentando que o que ela achou mais marcante foi que a canção atraiu novos fãs.
- “Fico muito feliz com os fãs eu já tenho. Mas abriu esta nova base de fãs de pessoas que amam a simplicidade e alegria dessa música.”

Como as milhões de pessoas que viram o clipe de “Born This Way” poderam atestar, GaGa dedica muita energia artística tanto ao visual quanto ao áudio. (Quer dizer que ela se preocupa em fazer boms clipes e não apenas boas músicas).

Mas hoje ela ainda é a edição do Nick Knight (diretor da seqüência de abertura, onde encontramos sua mais nova criação, a Mãe Monstro).
Ela oferece uma espiada, mas avisa:
- “Você não está pronto!” provavelmente se referindo a grandiosidade.
- “Nick Knight? Ele é um idiota”
Proclama ela, o que significa que ele é um gênio. E sua inspiração para o vídeo fora do surrealismo deste mundo?
- “Um monte de ervas daninhas”.

GaGa se mostra feliz, ela diz,
- “Vivo cada dia em lugar entre a realidade e a fantasia em todos os momentos.”
A única parte da nossa conversa tensa, ocorre quando eu tento mudar sua fantasia em realidade, perguntando sobre o novo look, uma série de ossos afiadas que saltam dos ombros, bochechas e testa. perguntei:
- Quanto tempo leva para aplicar a maquiagem e próteses no rosto e nos ombros?
- “Bem, em primeiro lugar eles não são próteses. Eles são meus ossos.”
- Ok, então quando fêz os ossos aparecerem?

- “Eles sempre esteveram dentro de mim, mas eu estava esperando o momento certo para revelar o universo quem eu realmente sou.”
- Será que eles sairam para esse álbum?
- “Eles saem quando estou inspirada.”
- Está preocupada se o novo visual vai inspirar outras pessoas a “colocar” ossos semelhantes ao seus?
- “Todos temos esses ossos!” ela fala concisamente (sem rodeios).
- “Eles são a luz de dentro de nós. Ou você quer dizer modificação no corpo?”
- Sim.
- “Não, eu não estou preocupada com isso.”

O motivo pelo qual eu estou perguntando isso é que, a algum tempo, GaGa falou abertamente sobre seu uso de drogas e, ao mesmo tempo, foi rápida para esclarecer que ela não aprova o uso. Assim, mesmo que ela não aprove, me pergunto se ela considerou que alguns dos seus Little Monsters, como ela chama seus fãs, não podem realmente se machucar tentando imitar a sua transformação.

- “Eu não me machuquei”, diz ela.

Então, com um olhar obscuro e estreito, ela continua:
- “Eu quero que você tenha cuidado com a maneira que você vê isso.”

Então me ajude a ver de maneira certa.

- “É a expressão artística “, disse GaGa.

-“É uma obra de arte-performance. Eu nunca, nunca incentivei aos meus fãs ou a qualquer outra pessoa a algo que a prejudique, nem mesmo romantizar masoquismo.
Modificação corporal é parte da análise global de ‘Born This Way’. No vídeo, usamos o Rich, que está tatuado da cabeça aos pés (incluindo uma caveira no rosto). Ele nasceu assim.
Embora ele não tenha nascido com tatuagens, era o seu destino final para se tornar o homem que ele é hoje. “

E este era o destino da GaGa?

- “Eu nunca fiz nenhuma cirurgia plástica, e há muitas cantoras pop que já fizeram. Eu acho que a promoção da insegurança na forma de cirurgia plástica é infinitamente mais prejudicial do que uma expressão artística relacionada com a modificação do corpo.”

Touché.

- “E como muitos modelos e atrizes que você vê nas capas de revista que são new-faces e fizeram cirurgia plástica, embora eu nunca tenha feito qualquer cirurgia plástica. Eu sou uma artista, e eu tenho a capacidade de ser livre para escolher a forma de ver meu mundo.”

Mas podemos reconhecer que algumas pessoas vão interpretar mal uma mulher colocando chifres no rosto?

- “Confie em mim, eu sei o que digo. Eu acho que muitas pessoas gostam de destocer o que todo mundo faz, a fim de enfraquecer as mulheres. Mas os meus fãs me conhecem.
-“Eles nunca se machucariam. E se eles se machucarem, elas viram até a mim e dirão: ‘GaGa, eu quero parar, e sua música me ajuda a querer parar. Sua música me faz querer me amar. “Eu não estou de maneira alguma promovendo sadomasoquismo ou masoquismo”.

Conversa resolvida, mudo de assunto para um território mais seguro: a moda vanguarda. Em seus antigos videos, antes de se tornar a queridinha da indústria da moda e poder aparecer na TV de manhã vestida com um conjunto de látex feito de preservativo (para aumentar a sensibilização para o sexo seguro, é claro), GaGa impos limites.

Três anos atrás, antes de ser um ícone pop, ela era conhecida como a cantora que se recusava a vestir calças. Sua relação de amor – Oi? com o stylist Nicola Formichetti é um dos maiores assuntos da moda (ou: mais comentado no mundo da moda), ela ainda fechou a moda feminina na sua primeira aparição como o diretor criativo da Hause of Mugler, em março vestida de noiva club-kid.

Ela também admira muito Hussein Chalayan, que projetou o seu “navio” para os Grammys e que ela descreve como “uma mente incrível e um gênio humano. Ele realmente mostra o caminho do mundo para os vanguardistas”.

Outro heroi da moda moderna (ou: que veio depois), o grande Alexander McQueen. Quando McQueen surgiu, GaGa se inclinou para trás e um senso de maravilha brilhou em seu rosto. Ela acha que, após seu suicídio, McQueen começou a trabalhar por ela.

- “Acho que ele planejou a coisa toda, eu escrevi Born This Way logo depois que ele morreu, Acho que ele está no céu com cordas da moda em suas mãos, me controlando (marionetting) a distância, planejando todas essa coisa. “

Para provar que a GaGa decidiu aderir ao rótulo “não foi a própria Gaga – (not Gaga herself)” para promover a data de lançamento de “Born This Way”, em última instância, o dia exato do aniversário de um ano de morte de McQueen. “Quando eu ouvi aquilo, eu sabia que ele planejou a coisa toda. Eu nem se quer escrevi a música de merda. Ele escreveu”

Se McQueen, depois de seputado, ajudou GaGa com este disco, ele teve seu trabalho falicitado. Depois que ela abre seu iPod (com algumas dificuldade, devido as unhas compridas), ela explode o álbum inteiro. É épico. GaGa quer que o ouvinte seja intoxicado por cada canção, mas de maneiras diferentes. “‘Born This Way” é a maconha para a heroína do álbum. A experiência do álbum é maciçamente mais intensa à medida que você explora. Todas as músicas são diferentes tipos de elevações. ”

A música “Marry the Night”, que GaGa escreveu uma vez que ela se tornou essa estrela que sempre sonhou ser, é particularmente memorável. Ela diz que uma vez que ela se tornou um nome familiar, depois de ganhar Grammys, depois de lutar com Madonna no Saturday Night Live, depois de inúmeras capas de revistas, ela se sentiu pressionada a avançar para o mercado da cultura pop que é Los Angeles.

- “Eu tinha todos recordes em primeiro lugar, e eu já tinha vendido todos esses álbuns, e foi esse tipo de ponto de partida: ‘Vou tentar abraçar Hollywood e assimilar a cultura’ Basta dizer que não deu certo. “Eu coloquei meu dedo do pé na água, e foi um exercício de Kegel, uma especie de reação vaginal onde eu apertei e tive que folgar imediatamente”, diz ela em metáforas muito vivas. “Eu corri furiosamente de volta a Nova York, para o meu antigo apartamento, e eu sai com meus amigos, e eu fui para os mesmos bares.”

Em uma lista de paixões de GaGa, há música, então a fama e em algum lugar menor, o conforto material e dinheiro. Quando ela voltou a Nova York, ela voltou para seu apartamento, que ela diz é ser do tamanho do estúdio de gravação onde estamos sentados, e é onde vive até hoje. Perguntado sobre como ela gasta o seu dinheiro (mais que US $ 62 milhões por ano, segundo a Forbes), ela diz que vai para seus shows ao vivo e seus amigos. Ela voou (pagou a passagem) para cerca de 20 pessoas irem a Los Angeles para o Grammy, e se alguém precisa de equipamentos em turnê, sai do cofrinho dela.

- “Eu gasto meu dinheiro com meus adereços e minhas criações. Eu sou uma inventora.
A liberdade financeira tem sido meu tônico de qualquer cansaço emocional. “O verdadeiro luxo do meu sucesso é que eu posso fazer tudo do meu jeito agora, mesmo que a montanha-russa ainda estája acontecendo.” Mas agora ela possui a montanha-russa. “Meu próprio parque temático, atualmente.”

GaGa tem realizado, o que ela exalta em Born This Way, é que há mais vida do que os paparazzis (mesmo ela escrevendo uma canção inteira dedicada ao glamour de ser perseguida por fotógrafos) e da fortuna.
- É difícil abandonar a vida glamourosa?
- “Não é, se ele não significa nada para você”, diz ela.
- “O que significa algo para mim é a minha música, Eu não quero ganhar dinheiro. Quero fazer a diferença.”

Ela diz que não lê tablóides, mas é divertido que eles têm tal interesse corporativo em sua vida pessoal. (Ela está feliz em responder às recentes afirmações:
- “Eu não estou noiva, e eu não sou uma viciada em drogas, mas obrigado por perguntar.”

Mas para conseguir a atenção das pessoas, GaGa tem sido universalmente sensacionalista. Em uma entrevista, ela olha para a câmera e usa a palavra GaGa como um adjetivo.
- “Eu sempre quis ser um adjetivo”, diz ela com um sorriso. Mas ela acrescenta: – “Naquela época, eu era apenas uma ilusão. Vou fazer uma camiseta que diz: EU NÃO SOU UM PROFETA, EU ESTOU DELIRANDO.”

E se isso não tivesse funcionado? E se Stefani ainda estivesse lutando? Gaga diz que ela seria tão feliz como ela está agora.
- “Eu ainda estaria vivendo ao lado de minha amiga Jennifer, jogando nos clubes e sempre joguei bem. Não, nunca vai dar certo para mim, porque eu já estava vivendo o meu sonho quando eu estava tocando música.”

- “Born This Way terá sua própria turnê, e após essa turnê vira outro álbum, e outro de desempenho para o Grammy, e o ciclo continua”, disse Gaga. Ela está preocupada em atingir um ponto de saturação com a mídia? Não. “Você pode creditar pelo que vou dizer agora: As pessoas amam você quando eles acham que você não estará por perto por muito tempo, e as pessoas odeiam você quando eles não conseguem se livrar de você. Mas, eu não vou a lugar nenhum.”


CREDITOS: LadyGaGaBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário